A Junta de Freguesia da minha área de residência organiza á 5 anos uma festa de comemoração do Santo António - está aqui o cartaz para este ano.
As Festas da Rã tem como objectivo promover a cultura e a economia da zona de S. Domingos de Rana.
São iniciativas culturais como estas que permitem as populações com menos recursos financeiros terem acesso á cultura, através de espectáculos de musica, dança e exposições de arte gratuitas.
As Festas da Rã conjugam os concertos ao vivo com espectáculos de dança no Arraial Saloio que fomenta a interculturalidade da zona com a apresentação de Danças Tradicionais, Danças Orientais e Hip-Hop, aproximando as pessoas de culturas diferentes mas que residem em sociedade e tão poucas oportunidades tem mostrar a sua cultura aos outros e sociabilizar com a diferença.
A economia também é beneficiada por estas iniciativas uma vez que os comerciantes e prestadores de serviços da zona, tem um local para publicitar os seus negócios e aproximar-se dos consumidores através de explicações e apresentação dos produtos.
Qualquer evento cultural de entrada gratuita é importante para a sociedade envolvente, pois permite o acesso á cultura aqueles que de outra forma não o teriam, e reúne no mesmo espaço pessoas de diferentes estatutos sociais, originando uma maior sociabilização entre as populações independentemente da sua cultura, posição social etc. De todas as iniciativas culturais, penso que as mais importantes, e menos faladas nos media, são as estas de acesso livre. Pois o beneficio para a sociedades comparando com as iniciativas pagas é muito maior. Estas trazem a vantagem de, ao contrario das outras, levam a cultura a qualquer pessoa.
Penso que a comunicação social, quer os jornais a televisão e as rádios, deveriam publicitar mais este tipo de iniciativas, de modo a que cheguem a mais pessoas e que se tornem cada vez mais comuns e populares.
Sem comentários:
Enviar um comentário