
Com tanta informação dada pela media, quer em debates na Televisão ou em reportagens dedicadas ao assunto, o bombardeamento de informação sobre a necessidade de aliar o exercício físico a uma alimentação cuidada, está a convencer as populações de que, cuidar do corpo não é apenas um hobby, mas sim um cuidado de saúde básico.
É notório o crescimento que as empresas dedicas á actividade física e á cultura do corpo tem tido neste últimos anos.
Cada vez existem mais empresas relacionadas com actividades físicas e cuidados do corpo, como ginásios, SPA’s, empresas dedicadas á ocupação dos tempos livres com programas que aliam o lazer á pratica de exercícios físico, organizando caminhadas nas serras, descidas de canoa, passeios de BTT e até safaris.
Penso que uma razão do crescente numero de procura por este tipo de actividades, são os constantes apelos e indicações que os meios de comunicação passam às populações, alertando para os riscos de saúde que uma vida sedentária confere ao homem e evidenciando as vantagens que pequenas praticas de actividade física trazem á nossa saúde.
Na minha área de residência as Câmaras Municipais criaram infra-estruturas destinadas ao lazer das populações e á pratica de exercícios físico – o Paredão.
Se a anos atrás ser activo fisicamente implicava ser membro de um ginásio e ter gastos com a mensalidade, hoje em dia, é possível fazer actividade física no Paredão que está propositadamente construído para o efeito. Com o piso correcto para caminhadas ou corridas, bicicletas e patins, com máquinas de exercícios como remos, abominais e step no recinto, completamente gratuitas possibilitando qualquer pessoa a ter uma vida física activa.
Os municípios devem preocupar-se em proporcionar às populações este tipo de espaços pois é muito importante para mentalizar as pessoas da importância que ter uma vida física activa tem na sua saúde.
Caso não seja possível a criação de zonas como o Paredão, podem sempre ser construídos parques, zonas verdes, que convidem ao passeio e á pratica de exercício físico.
Eu frequento assiduamente o Paredão de á cerca de dois anos, quer para praticar exercício físico, quer para actividades de lazer, como passeios, convivência com amigos e familiares.
É notório a quantidade de famílias que passeia no Paredão: os pais de bicicleta com os filhos mais velhos, as mães a pé com os carrinhos de bebé a acompanhar os avós. Estas famílias provavelmente passavam os Domingos em frente á televisão antes de serem construídas estas infra-estruturas de lazer.
De portas abertas para o Lazer.
A Internet tornou-se uma ferramenta essencial na ocupação dos tempos livres, a nível de escolha, conhecimento e pesquisa.
Hoje em dia, basta fazer um simples pesquisa para identificar as muitas empresas dedicas á práticas de actividades de tempos livres das mais diversas possíveis.
O LifeCooler é um dos sites que nos permite fazer uma pesquisa detalhada sobre o assunto. Podemos efectuar pesquisas pela nossa área de residência e pela actividade que gostaríamos de fazer
É uma ferramenta acessível e bastante útil. Através deste portal, ou de outros do género, podemos encontrar a actividade de lazer que pretendemos, como caminhadas, passeios de BTT, workshops de dança e gastronomia, que são muito procurados e tem cada vez mais adeptos. É possível também ler reportagens como esta que ajudam na escolha das actividades, a descobrir novas formas de ocupação dos tempos livres e que relatam experiências que os locais e actividades podem proporcionar.
Já a Televisão peca pela falta de informação cultural. Geralmente as rubricas dedicadas á Cultura e Ocupação de Tempos livres, são transmitidas a horas que poucas pessoas acompanham, o que dificulta o conhecimento, ou mesmo são feitas quando os eventos ou actividades já decorreram ou estão a decorrer, por isso penso que a pesquisa na Internet é mais eficaz e conclusiva.
Assim aconselho a subscrever a newsletter do Lifecooler, para se manter actualizado e informado sobre o que melhor existe para fazer em Portugal, desde comida a dormida, passando pelas actividades de lazer e cuidados com o corpo.
Sem comentários:
Enviar um comentário