Muitos materiais que consumidos diariamente podem ser reclinados como o papel, o vidro, o metal e o plástico.
A grande vantagem da reciclagem é a minimização de utilização de fontes de energia natural para a criação de nova matéria-prima. A reciclagem permite também minimizar a quantidade de resíduos que necessitam de tratamento final – como incineração e os aterros sanitário – pois ao reciclar aproveita-se grande parte do lixo produzido pelas pessoas.
O papel é um dos materiais que se pode reciclar:
· 75% de energia eléctrica
· 74% de poluição para atmosfera
· 10 mil litros de água
· 5 MW/H de energia eléctrica
· 1,5 toneladas de papel velho
· 2,5 litros de água
· 2,5 MW/H de energia eléctrica
Alem de todos os benefícios ambientais e de saúde pública a reciclagem origina empregos directos, pois são precisas empresas especializadas na recolha: criando empregos de condutores de camiões, cantoneiro, pessoas de linha de triagem etc. Empresas especializadas na reciclagem dos materiais que necessitam de empregados de armazém, distribuidores, operadores para as máquinas, para o embalamento do material resultante etc.
É necessário criar soluções para o tratamento dos RSU e entre elas destaco a incineração e a criação de aterros sanitários.
O que resulta da incineração são gases, águas residuais, cinzas e escórias, que necessitam de tratamento próprio.
Esta é a grande desvantagem, pois os gases produzidos pela incineração são tóxicos e poluentes, precisando de tratamento posterior para serem retiradas as substancias perigosas como o chumbo, cádmio, mercúrio, cobalto, óxido de azoto, dioxinas e furanos entre outros.
Hoje em dia os danos ambientais causados pela incineração estão completamente controlados, por mecanismos próprios de destruir a perigosidade de quaisquer resíduos que resultem do processo, quer as águas, gases e cinzas.
Devem ser construídos de forma a não deixar que os resíduos ali colocados possam poluir o ambiente. É necessário portanto, revestir o terreno do aterro com materiais impermeáveis para impedir que os líquidos libertados pela decomposição do lixo - os lixiviados - se infiltrem no subsolo poluindo-o e um sistema de drenagem/extracção para impedir que não escorram para terrenos adjacentes podendo chegar a rios, condutas de águas ou outras formas de contaminar o ambiente/saúde publica.
Os aterros sanitários possuíam também uma rede de extracção e queima de biogás – gás que é produzido pelo lixo depositado - e que posteriormente poderá ser reaproveitado para produzir energia eléctrica.
Como separar o lixo?
Ecoponto Amarelo – Plástico e Metal
- Garrafas e garrafões de plástico (água, óleo alimentares, sumos etc.)
- Embalagens de iogurtes
- Pacotes de plástico (arroz, massas, manteiga, bolachas etc.)
- Embalagens de detergentes de limpeza e de produtos de higiene e beleza (lava-tudo, limpa vidros, shampôs, desodorizantes, cremes etc.)
- Sacos, caixas e invólucros desde que feitos de plástico
- Tampas de plástico das embalagens
- Latas de bebidas e conserva
- Aerossóis (tudo que seja de spray como espuma e lacas para cabelo, de sprays de limpeza etc.)
- Tampas de metal e as caricas
- Todos os pacotes de líquidos alimentares (leite, sumo, vinho, natas etc.)
- Embalagens plastificadas ou metalizadas de produtos alimentares (gelados, bolachas, batatas fritas, bolos etc.)
- Maços de tabaco
- Invólucros de cartão (packs de iogurtes, cervejas etc.)
- Sacos desde que feitos de papel
- Papel vário (jornais, revistas, impressão e escrita)
- Envelopes, panfletos publicitários, bilhetes de espectáculos e transportes, tickets de estacionamento etc.
- Boiões de iogurtes
- Frascos de doces e conservas
Contentor Castanho - Lixo Orgânico: restos de preparação de alimentos, cascas, caroços, sobras de comida, pão, bolos, borras de café, saquetas de chá, alimentos estragados ou fora de prazo, guardanapos e rolo de cozinha, cinzas etc.
Contentor Cinzento - Lixo indiferenciado: fraldas, pensos higiénicos e penso rápidos, pastilhas e beatas de cigarro, loiças e cerâmicas, vidros especiais, papel autocolante, químico e de lustro, tachos/panelas, talheres, brinquedos, roupas e calçado, CDs e DVDs etc.
Segundo a legislação comunitária a responsabilidade pela gestão e destino das embalagens é dos operadores económicos que as colocam no mercado.
Esta responsabilidade dos operadores pode ser transferida para uma entidade licenciada para o efeito, nos termos da lei, razão pela qual em Novembro de 96 foi criada a Sociedade Ponto Verde. Uma organização privada sem fins lucrativos que tem como missão promover a recolha e reciclagem de resíduos de embalagens.
Preocupações Ambientais
A reciclagem está cada vez mais a fazer parte da preocupação de empresas publicas e privadas e do sector da cultura.
Empresas:
A Skip, conceituada marca multinacional de detergentes para a roupa, conseguiu recentemente conjugar a sua acção de marketing com a preocupação ambiental, criando um anuncio que faz as pessoas ponderar a hipótese de utilizarem os seu produtos não só pela qualidade que á anos demonstram no mercado mas também derivado á economia ambiental que a empresa de preocupou em fazer.
O anuncio explica que através de estudos a Skip desenvolveu uma tecnologia que permite concentrar o produto que comercializam de forma a poupar toneladas de papel/cartão em embalagens e consequentemente, a reduzir o numero camiões de distribuição do produto, pois com embalagens mais pequenas é preciso menos transportes, poupando combustíveis e a emissão de CO2 para a atmosfera.
A cultura:
As questões ambientais chegam a todos os sectores e já preocupam os profissionais da arte e da cultura.
O design tem uma nova vertente –o ecodesign - onde profissionais de todas as áreas mostram-se preocupados em criar produtos que contenham materiais recicláveis como matéria-prima. Um exemplo é a ecobottle – concebida por designers – uma garrafa feita de material 100% reciclável com um inovador sistema de corte a meio que assegura um armazenamento mais eficaz, poupando espaço e facilitando o seu retorno.
O programa Remade In Portugal é outro exemplo. Teve origem na Itália e tem como conceito aliar a arte á preservação do ambiente. Profissionais da arte, quer da moda, do mobiliário, da pintura e escultura, produzem as suas obras através de materiais recicláveis e que de outra forma estariam abandonados no lixo. Promovem o aproveitamento dos materiais e desenham/fazem peças que posteriormente serão recicladas para dar origem a novas obras.
A minha experiência:
A empresa onde trabalhei não tinha qualquer política ambiental. Não fazíamos separação de lixos pois os responsáveis não achavam importante, nem tão pouco essencial para o funcionamento da empresa.
Mexíamos diariamente com uma grande quantidade de papel que não era separado do lixo convenientemente, nem tão pouco era feita uma poupança, sendo usado indiscriminadamente sem qualquer preocupação de poupar o papel para não produzir mais lixo.
As impressões de emails por exemplo eram constantes, pois o gabinete dos meus superiores não possuía acesso á internet, o que obrigava a que todos os emails fossem impressos para puderem serem lidos, bem como relatórios internos ou outros documentos.
Tentei diversas vezes implementar uma rede informática para troca de informações, uma vez que iria poupar substancialmente a quantidade de papel utilizada, como tempo e dinheiro.
Mas a minha entidade patronal achava que o custo de uma rede informática era superior do que iríamos gastar continuando com o metido das impressões e da utilização indiscriminada de papel.
O lixo também não era separado, pois não tínhamos caixotes ou forma de o fazer, era tudo misturado, papel, beatas de cigarro, lixo de comida, o que fosse, sem a mínima preocupação com o ambiente e já que produzíamos tanto lixo de papel, podíamos separa-lo do outro lixo para ser reaproveitado.
Sou da opinião que as empresas devem dar o primeiro passo em questões ambientais consoante a sua área de actividade, fomentando a separação de lixos e evitando o desperdício de papel e energia pois é o passo que é preciso para consciencializar as pessoas, se tiverem o hábito de o fazerem no trabalho mais facilmente iram começar a ter as mesmas preocupações no contexto doméstico.
4 comentários:
Boa tarde, meus parabens por este trabalho.
Luís Santos
Bom dia. És muito gira.
Boa noite Abílio, sou o Cristiano e minha esposa Esmeralda, faz um tempo que estou fazendo um trabalho de reciclagem, tem pessoas e algumas lojas que colaboram, mas sou inexperiente, tanto pra lidar com os materiais e como lidar com os meio políticos que são os mais difíceis, porque a minha intenção é retira estes materiais recicláveis antes de chegar no lixo, ai podemos evitar que o cachorro, gato e cavalo
não rasgue e espalhe no chão e indo pra os bueiros, tentar educar as crianças nas escolas pra não jogar no chão pet, papelão, papel, plásticos pra poder levar pra casa uma nova visão do mundo ver que ele esta cada dia mais frágil e precisa de nos, com isto eu vijo uma nova vida trabalho e uma cidade limpa, preciso de ajuda de como montar uma associação pra dar continuidade pois a prefeitura não apoia.
JZ MAGAZINE- ITENS DISPONIVEIS PARA VENDA
Somos de Campinas-SP, trabalhamos com kit de mercadorias a preço de atacado, abaixo segue os itens que estão disponiveis para venda. Vendemos tanto para pessoa fisica como juridica. Abaixo segue os itens, e no final do texto tem mais informações
01) 01 kit com 20 encartelados- são eles: 03 encartelados de parafuso de madeira 60x35 com 06 unidades cada um; 02 encartelados de abraçadeira de metal, daquelas para prender mangueiras, 02 encartelados de parafuso com porca com 04 unidades cada um, 02 encartelados de kit de abraçadeira com as buchas e os parafusos aquelas em formato de U para canos, 01 cadeado medio, 01 cadeado pequeno, 02 encartelado de pregos grandes, 03 encartelados de pregos pequenos com 20 unidades cada um, 01 encartelado de gancho com bucha de 8m, 03 encartelados de borracha branca. Ideal para loja que quer comprar para revender, ou mesmo para quem trabalha com manutenção. Valor total- R$ 50,00;
02) 01 kit de ferramentas com os seguintes itens- Martelo grande, estilete com 03 peças, jogo de chave de fenda com 06 unidades, puxador de moveis com parafuso, 02 encartelados de bucha com parafuso de 12m com 04 unidades cada um, chave de fenda grande, puxador de metal para gaveta com os parafusos, 02 fita veda rosca, chave teste, adaptador de pino chato. Valor total- R$ 60,00;
03) 03 pacotes de cueca com 03 unidades cada uma. Tamanho M, de cores diferentes dentro do pacote. São um total de 09 cuecas. Tudo por R$ 40,00;
04) 01 kit de manicure com os seguintes itens- 01 kit de pincel para pintura de cabelo com 03 peças, 01 lixa para os pes, 01 lixa e aparador de cuticula de metal, outro aparador de cuticula, 01 kit de tesoura e pente, 01 band deid com 05 unidades e 01 saquinho de bolas de algodão coloridas. Valor total- R$ 35,00;
05) 05 camisetas femininas- todas com estampa na frente. Tamanhos variados nessas 05 unidades. Valor total- R$ 60,00;
06) 01 necessaire que também pode ser usado como estojo- Valor- R$ 30,00;
07) 05 copos e 04 xicaras de café. Todos são de vidro. As xicaras de café são do tipo Barroco. Valor total- R$ 35,00;
08) 01 kit de cozinha com os seguintes itens- 01 conjunto de mantimento com 05 peças, 01 avental de corpo inteiro quase, 01 jarra para suco de 2 litros, 01 saladeira, 01 faqueiro de 03 garfos e 03 facas, 01 varal de aço de 10m, 01 squaze que é aquela garrafinha para água, 01 escova de lavar roupa, 01 peneira de aço, 01 faca media de cozinha, 01 conjunto de silicone com 02 peças, sendo a espatula e o pincel. Valor total- R$ 80,00;
09) 03 calções masculinos tipo bermudas de tactel, sendo 01 tamanho P e 02 tamanho M. Todas novas, na embalagem. Valor total- R$ 30,00
Tendo interesse em comprar algum dos itens pode ligar no
Fone: (19) 3272 8464- Campinas-SP, ou enviar um email para jzmagazine@bol.com.br, com os itens que gostaria de comprar da listinha acima, - o envio é via Correio, e o pagamento é por deposito bancário, preços de atacadista
Enviar um comentário