Boas vindas ás Visitas

Colegas, formadores, profissionais, avaliadores externos e toda a numerosa família do RVCC, se por acabo tropeçarem no meu blog, comentem, ajudem, opinem!
A gerência agradece

terça-feira, junho 10, 2008

Globalização

A Globalização significa uma maior interacção entre os povos, independentemente do seu pais, um alargamento de fronteiras, tornando o mundo uma Aldeia Global.

Isto é possivel apenas derivados aos desenvolvimentos tecnológicos que permitem a comunicação em qualquer ponto do mundo, com os telemóveis e a Internet, a encurtar as distâncias do globo, fazendo com que os mercados financeiros e económicos se estendam a qualquer país facilmente.

A globalização veio mudar a forma como todos vivemos.

A globalização tem como vantagem uma maior comunicaçao entre o mundo. Por exemplo, do ponto de vista dos Direitos Humanos é uma mais valia, pois os casos de violação dos Direitos Humanos são hoje resolvidos e falados graças as denuncias mediáticas.

A comunicação global actua rapidamente e faz correr a informação pelo mundo, podendo as organizações actuar mais prontamente em situações de Defesa dos Direitos Humanos.

Do ponto de vista da cultura e da economia a Globalização contribui com a difusão de informação cada vez mais rapida e acessivel ás populações, contribuindo para o desenvolvimento economico e cultural dos povos.


Mas este desenvolvimento está mal distribuído e não chega aos país em desenvolvimento, existindo pontos do globo como todos sabemos, onde a fome e a miséria governam enquanto a globalização engorda os mercados ocidentais.

A grande desvantagem da globalização é a dependência dos grandes monstros da economia, das marcas multinacionais e a perca de identidade dos povos, que vivem apenas dependeste das regras que países, como os Estados Unidos da América ditam.Pois uma vez a economia americana em crise, todas as outras o sentirão por arrasto, já que consomem os produtos e marcas daquele país para quase tudo.

A globalização resume-se com estes dois extremos, tanto pode ser uma forma de esgotamento das diferenças entre as pessoas de aproximação de culturas, como pode contribuir para uma uniformização cultural humana e perca de identidades próprias.


"Só saberemos que a Globalização está de facto a promover a inclusão e a permitir que todos partilhem as oportunidades que oferece, quando os homens, mulheres e crianças comuns das cidades e aldeias do mundo inteiro puderem melhorar a sua vida. E é essa a chave para eliminar a pobreza do mundo.”

Kofi Annan

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Bruna,os seus trabalhos estão muito bons. Estou no CNO Arrábida tal como a Bruna, agora estou só à espera de ir a juri, que deve ser a meio deste mês